quinta-feira, 14 de maio de 2015

Nhoque, O Prato da Sorte!

O Prato da Noite é Nhoque!!!O nhoque ou inhoque (do italiano gnocche, plural gnocchi) é uma à base de batata e farinha de trigo, típica da culinária da Itália, mas dizem que sua origem foi no Oriente Médio, ele era um mingau misturado com ovos, formando uma massa, mas foi na Itália no século XVI que aperfeiçoaram o prato, introduzindo a Batata na massa, tornando-se assim, uma iguaria Italiana.
Existe uma Lenda....rsrs
Conta à lenda que São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso, eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um 7 massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a a comida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo do prato do andarilho havia bastante dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da fortuna ou da sorte, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro embaixo do prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois, comer à vontade... agora só vou comer assim...

Receita:
Massa
1 Kg de Batata
200 gr de Farinha de trigo
100 gr de Manteiga
100 gr de Parmesão ralado
1 Ovo
Sal, pimenta e Noz moscada a gosto.

Modo de Preparo:
Cozinha as batatas até ficarem bem macias, depois fazer um purê.
Adicionar a manteiga, o queijo ralado, o ovo, sal pimenta e noz moscada, mistura bem e por ultimo a farinha, mas uma vez misturar bem até a massa ficar homogênea e não grudar na mão.
OBS: Não coloque toda farinha de uma vez, adicione aos poucos. Pois talvez você não utilize toda.
Cozinhar os gomos de nhoque em agua fervente até o mesmo flutuar na superfície.
Dica: Tirando da agua quente, jogue em uma agua bem gelada para interromper o cozimento... para não ficar muito mole. Mas antes de servir esquente o nhoque em agua quente.
Retire da agua, coloque em um prato, faça um molho (bem quente) de sua preferência, cubra o nhoque com molho e queijo e manda vê!   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

Pesquisar este blog